Design your theme

Cibernéticos para 3DeT Alpha Parte 5

Em breve a Lista Nº 4 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 4

Confira a Lista Nº 3 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 3

Confira a Lista Nº 2 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 2

Confira a Lista Nº 1 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 1

Confira a Lista de Regras de cibernéticos para 3DeT Alpha

Ultimas Postagens

Saiu esse mês na revista Moçada Que Agita uma matéria sobre RPG, achei ela interessante e resolvi postá-la aqui, a matéria explica de uma forma simples e objetiva o que é o RPG, e pode até servir de base, para você novo jogador e/ou mestre, que não conssegue, encontrar as palavras corretas quando vai descrever o que é o RPG para pessoas leigas, bom chega de blá blá blá aí vai:
Os RPG's, Sigla em inglês para Roly Play Game, podem ser descritos como um jogo de interpretação de papeis, onde os participantes assumem a indentidade dos personagens e passam a atuar entre si, e com o narrador, como numa peça de teatro improvisada.
Mesmo sendo um Jogo no RPG não existe uma disputa entre os participantes e, apesar de desenpenhar o papel de Antagonista em alguns instantes, o narrador não é o adverssário a ser batido. Em vez disso o RPG gira em torno da "disputa" entre os jogadores e a dificuldade de interpretar seus personagens, se mantendo coerentes ao cenário e aos esteriotípos de cada um, e do narrador que deve criar a Atmosfera e conduzir o desenrolar da aventura.

Os RPGs podem usar uma veriedade de acessórios, que vão de dados de 6 a 20 lados e miniaturas, nos jogos de mesa, até roupas e fantasias, nos live actions, mas a única coisa indispenssável é a imaginação, que é onde toda a aventura realmente acontece.

Os cenários quase sempre presente em livros, definem o mundo e caracteristicas a serem seguidas, mas não existe para limitar os jogadores, que podem, em acordo com o narrador, modificar praticamente tudo. E é aí que gira a melhor parte: Poder criar ou modificar tudo de acordo com sua criatividade.

Quem não já viu um filme ou leu um livro e não gostou de uma coisa ou outra e penssou "eu faria isso de forma diferente"? bem, no RPG isso acontece.

No ínicio pode dar algum trabalho se abtuar a idéia de alguem contar uma história, descrevendo lugares e pessoas e você poder interferir nessa narrativa no seu turno de ação, mas a impreção passa na medida que se mergulha na campanha.

Em um dia, numa partida de D&D (um dos sistemas de RPG mais conhecidos), os jogadores podem vivenciar as aventuras em mundos como Senhor Dos Aneis, com Elfos, Anões e Humanos enfrentando as forças de algum terrivel mal, para no dia seguinte ser um antigo Vampiro (outro dos grandes sistemas) enfrentando os dilemas de sua "não vida" eterna, e ainda no dia seguinte ser um jovem samurai no Japão feudal místico, ou um sobrevivente num mundo futurístico onde a tecnologia e as grandes corporações controlam tudo.

Mas tudo isso, explicado em um texto, não está nem perto de descrever como é uma partidade RPG. O ideal seria juntar uns amigos, pegar um livro básico e jogar.

Em joão pessoa alguns jogadores se reunem na praça de alimentação do Tambiá Shopping, enquanto outros preferem as mesas do boliche do Manaíra. Nos dois casos, é possível, conhecer e obter mais informações sobre os jogos de mesa. Já quem se interessou pela variação onde se mergulha mais profundamente no personagem, se caracterizando como ele, pode ir ao Espaço Cultural nos domingos conhecer o projeto "By Night". Os Jogos não tem hora pra começar (e nem terminar) mas se estendem ao longo das tardes e ninguém faz objeção de fazer uma parada para converssar com um novato curioso ... Então vá, pergunte e, se puder, jogue...

Leave a Reply