Design your theme

Cibernéticos para 3DeT Alpha Parte 5

Em breve a Lista Nº 4 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 4

Confira a Lista Nº 3 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 3

Confira a Lista Nº 2 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 2

Confira a Lista Nº 1 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 1

Confira a Lista de Regras de cibernéticos para 3DeT Alpha

Ultimas Postagens

  OS DADOS
Estava aqui penssando numa matéria legal para retomar as postagens do blog, foi quando me veio a cabeça o dado de 30 faces que comprei no evento de anime e mangá que teve aqui na cidade ano passado, aí resolvi falar sobre ele mas antes vamos conhecer um pouco da história dos dados!
Pois bem de acordo com a wikipédia - Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros.

Costuma-se usar uma barra aproximadamente cilíndrica com lados aplainados na construção dos dados, por exemplo, um dado de "cinco lados" teria lados de 72º.

A função do dado é gerar um resultado aleatório que fica restrito ao número de faces dele. Esse resultado, então, pode ser manipulado (caso seja um número) através de fórmulas caso o jogo exija. Por exemplo, um número entre 20 e 25 utilizando dados de seis lados exige a aplicação de uma fórmula matemática. Os dados são comumente utilizados em jogos de tabuleiro tradicionais e jogos de RPG.

Uma pequena curiosidade quanto aos dados clássicos (fabricados de forma correta), de seis lados: a soma dos lados opostos resulta no número sete. Ou seja, se de um lado temos o número um automaticamente teríamos o número seis do outro lado. Isso ocorre também com o dois casando com o cinco, e o três com o quatro. Isso se aplica também a qualquer outro dado, a soma de dois lados opostos sempre é igual ao número de faces mais um. Assim, um D20 somaria 21 nos lados opostos, um D12 somaria 13, e assim por diante.
 HISTÓRIA
Os primeiros dados eram provavelmente feitos de ossos de animais, como tornozelo de boi, que tinham um formato próximo ao do tetraedro. Marfim, osso, madeira, metal, e pedra foram materiais bastante utilizados, com o advento dos polímeros, os plásticos tornaram-se quase unanimidade.

O fato de os dados terem sido utilizados no Oriente na pré-história, comprovado por escavações feitas em cemitérios, mostra que eles provavelmente têm uma origem na Ásia. "Jogar os dados" é uma expressão mencionada em um jogo Indiano, o Rig-veda. Existem indicios que os dados foram inventados na Índia. Pois em escavações feitas em Kalibangan, Lothal e Ropar na Índia foram encontrados dados com mais de 2000 a.C. Na forma primitiva do Jogo do osso, crianças atiravam o osso na expectativa de deixar certo lado para cima ou para baixo. Em Árabe a palavra knucklebone é a mesma para dado. Escavações em Shahr-i Sokhta sítios arqueológicos no sul do Irã levaram à descoberta de um dos dados mais antigos de que se têm conhecimento como parte de um jogo de Gamão com mais de cinco mil anos de idade, que provavelmente foi importado da Índia.

Encontrados em tumbas egípcias, os dados sugerem um período de cerca de 2000 a.C. Na Índia foram encontrados registros escritos de dados no grande épico Mahabharata, que data de mais de dois mil anos.

Posteriormente os lados do osso ganharam valores numéricos, tornando-os mais parecidos com os dos dados atuais. Os jogos de dados eram comuns também na Grécia.

Os romanos eram jogadores exímios, especialmente na era de luxo do Império Romano, e jogar os dados era o passatempo predileto na época. Jogar dados por dinheiro era o motivo de muitas leis especiais em Roma. Uma delas dizia que um jogador não poderia ser punido caso permitisse o jogo dentro da sua própria casa, mesmo que tivesse sido trapaceado ou roubado.

Na China, Índia, Japão, Coréia, e outros países da Ásia, dados sempre foram populares e ainda são. As marcas no dominó chinês evoluíram das marcas nas faces dos dados, utilizando duas de cada vez.
 VOLTANDO AO ASSUNTO...
Bom como havia falado no início dessa "palestra", no ano passado me surpreendi com a beleza desse dado de 30 faces, nunca havia visto um e muito menos sabia de sua existência, sabia que existia o de D100, mas D30 para mim era algo totalmente novo, chego até a diser ousado, além da surpresa tinha a beleza o dado era muito bonito ecaro por sinal me custou a bagatela de R$12,00, mas tinha tons de um azul cintilante com numeros brilhantes na cor dourada, algo parecido com esse ao lado apenas um pouco mais claro... mas imagino que agora você caro leitor deve estar a se perguntar, o que isso tem de interessante, isso me levou a seguinte conclusão, a variedade de dados de RPG nos dias atuais é imenssa, não apenas em quantidade de faces, mas também em formas, há uns dados no formato de cristais, nas mais variadas faces.

Muitos jogadores de RPG apenas conhecem o simples D6, ou D10 e D20, sem nem imaginar eles a existência de dados como D4, D8, D12, D30, e por fim D100... há rumores da existência de um D50, e um D25 mas nunca vi...

O que me chama mais atenção é a criatividade de seus criadores, para consseguirem compactar tantos numeros em objetos tão pequenos... Mas aí vem a coisa mais bacana, ja imaginou que com a grande variedade de dados que temos nos dias atuais, os sistemas de RPG poderiam ser bem mais magnificos e amplos? Imagine um sistema que rola D30... pois bem essa é a grande idéia, instigar as novas mentes brilhantes (e as antigas também) do RPG a utilizar-se dessa grande gama de dados, e criar sistemas mais inovadores e ousados tanto como os nossos queridos companheiros de diverssão os dados...


E é isso chego ao fim desse post. Divirtam-se e lembrem-se:
O Importante é Jogar » Um Bom Rolly Play

Siga-nos no twitter @crepusculorpga
 

Leave a Reply