Design your theme

Cibernéticos para 3DeT Alpha Parte 5

Em breve a Lista Nº 4 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 4

Confira a Lista Nº 3 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 3

Confira a Lista Nº 2 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 2

Confira a Lista Nº 1 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 1

Confira a Lista de Regras de cibernéticos para 3DeT Alpha

Ultimas Postagens

Olá galera no dicas de mestre de hoje vamos abordar um assunto muito interessante que é a questão da escolha de um cenário de RPG. Quando queremos aumentar nossas experiências dentro do RPG é preciso de certa forma ser mais inovador, ou sair do habitual, a questão da escolha de cenário é importante para formar um mestre e jogador melhor, não estou disendo que você não poderá mais ficar jogando apenas as seções de Medieval ou de Futuristicos , o que digo é que é interessante tanto para mestre quanto para jogadores sair um pouco do habitual, pois torna o RPG menos monótono...

Sabemos nós que são muitos os tipos de cenários no mundo RPGístico, dentre eles os mais conhecidos são: Medieval, Futuristico, Horror (vampiro, lobisomem, e outros do tipo) e tambem o mundo de Animes que vem se tornando mais presente a cada dia no RPG .

Mas aí vem a pergunta será que há, a possibilidade de se ter outros cenários. Sim claro que tem, podemos ter cenários atuais envolvendo Guerras Políticas, Religião (Inquisição e coisas do tipo), e também melodrama, ficção.

Um Cenário ambientado na Época Atual é um cenário de certa forma mais vivo que os demais por ser o seu próprio mundo, onde você pode encaixar características do seu dia-dia, coisas que você vê acontecendo na TV e fatos da história do mundo. O cenário baseado no mundo moderno nos da uma liberdade bem maior do que parece, o fato de todos compreenderem melhor e saberem em parte como as coisas funcionam ajudam muito na interpretação do cenário pelos jogadores, tornando esse cenário ainda mais real.

E Eu a partir de hoje estarei trazendo matérias que falaram sobre outros tipos de cenário.

» Cenário de Conspiração

Uma boa dica é um cenário que envolva conspiração. Mas aí você pergunta o que são conspirações, trata-se de assuntos que falam de organizações e/ou grupos secretos que buscam planejam contra algo (uma organização, pode ser o governo, o exercito, ou outra qualquer) ou alguém especifico. O importante de um cenário de conspiração é que tudo no cenário deverá estar voltada para essa conspiração. O Filme O Código Da Vince e o filme anjos e Demônios fala muito bem de conspirações, ambos relacionados a igreja católica. O que vale lembrar, é que nesses filmes, as conspirações são o foco principal, onde no filme O Código Da Vince por exemplo um grupo católico tenta manter em segredo um fato histórico que pode abalar e mudar todo o mundo.

Mestrar um cenário envolvendo de conspiração não é nada fácil, pois exige que o mestre se dedique para criar uma história que não seja chata e monótona. As vezes será preciso que o mestre leia, para ter um pouco de história para introduzir junto ao cenário.

As conspirações podem estar em qualquer cenário seja ele medieval, moderno, futurista, ou Anime, a diferença entre por uma conspiração dentro de um cenário e Fazer um cenário conspirador, está em que tudo dentro do cenário conspirador se reflete na historia da conspiração.

Bons cenários de conspiração são também cenários que envolvam agentes secretos, não aqueles estilo Sr. E Srª. Smit, mas sim aqueles estilo Detetives da CIA, pessoas disfarçadas, buscando informações. O que vale é envolver os jogadores na trama de uma forma que eles dificilmente consiga sair do jogo.

O bom de um cenário conspirador é que nele o assunto é livre de certa forma, você pode por exemplo, criar um grupo que conspira contra Judeus e que pretendem dizimar a raça Judéia. Ou então um grupo que tem como objetivo retirar o presidente dos estados unidos do poder e colocar outro de seu grupo no lugar.

É importante lembrar também que tem que saber de que lado os jogadores vão ficar, eles podem tanto ser os conspiradores quanto os conspirados, ou alguém de fora que descobriu a conspiração e está tentando derrubá-la...

» Sendo assim as possibilidades de encaixar o jogador na história são essas:

• Conspirador » O que conspira contra algo ou alguém a fim de acabar/destruir, ou fazer crescer/ ficar mais forte, alguém ou alguma coisa.
• Conspirado » O que será alvo da conspiração, pode ser um grupo ou uma pessoa, que pode ou não saber da conspiração.
• O Anti-Conspirador / Ou Conspirador de Esquerda » Aqueles que tentam impedir a conspiração, seja ela para o mal ou para o bem sempre haverá alguém que tentará impedi-la, seja uma organização do governo que tenta impedir um grupo terrorista, ou uma organização criminosa que tenta impedir um outro grupo.
• O Laranja » Pessoas que são usadas na conspiração, sem que elas saibam ou percebam que estão dentro do jogo. Também se aplica a esse grupo as pessoas que “entram de gaiato” na conspiração, e acabam se envolvendo sem querer”.

» Abaixo alguns exemplos de conspirações:
• Um grupo que tem como objetivo esconder um segredo;
• Um grupo que pretende revelar um segredo que pode abalar o mundo;
• Um grupo que pretende derrubar alguém ou algo;
• Um grupo que visa elevar alguém ou algo ao poder;
• Um grupo terrorista;
• Uma gangue do submundo;

Bom isso são minhas dicas para um cenário conspirador. Caso tenham dúvidas ou Dicas de Cenário me escrevam, podem usar a área destinada ao leitor (Espaço do Leitor) ou enviarem um Email para tuwister.jp@hotmail.com.

Até mais e lembrem-se: O Importante É Jogar Um Bom Roly Play

Leave a Reply