Design your theme

Cibernéticos para 3DeT Alpha Parte 5

Em breve a Lista Nº 4 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 4

Confira a Lista Nº 3 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 3

Confira a Lista Nº 2 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 2

Confira a Lista Nº 1 de cibernéticos para 3DeT Alpha

Cibernéticos Para 3DeT Alpha Parte 1

Confira a Lista de Regras de cibernéticos para 3DeT Alpha

Ultimas Postagens

Em 1974 era lançado o maior, melhor e mais odiado RPG de todos os Tempos, o D&D. Atravessando anos, décadas e eras de jogo o D&D se popularizou, avançou (retrocedeu), saiu do nicho nerd, se tornou “cult” e hoje faz parte da cultura POP (ao menos da americana).

Entretanto se sairmos da esfera fantástica-medieval, você sabe dizer qual foi o segundo lançamento da TSR? Sim, como é muito observador o nosso leitor, deve ter pensado no jogo do título deste post, o Boot Hill!

Usando a temática do velho-oeste, bang-bang, faroeste e semelhantes, Boot Hill foi lançado no longínquo ano de 1975 apenas alguns meses depois do velho D&D, mas nunca chegou sequer próximo da sombra deste.

Inovando
Usando de um estilo de jogo que originalmente dava importância demasiada a miniaturas (alguém disse 4a edição?), teve também alguns pontos favoráveis. Foi o primeiro jogo que NÃO usava a tendência ou algo parecido para diferenciar as atitudes dos personagens, deixando isso apenas a cargo da interpretação do jogador. Carrega também o estigma-histórico de ter sido o primeiro jogo a não usar “raças não humanas”.

A terceira edição do jogo também é considerada a primeira a usar um sistema totalmente baseado em perícias.
O sistema

O sistema de BH era como se esperado para um jogo de cowboys extremamente mortal! O normal para qualquer combate é que se morra com apenas 1 tiro, o que pode ser muito legal para campanhas extremamente-realísticas, mas pode desencorajar alguns jogadores à tomar certas atitudes. O sistema usava 2 dados de 10 fases em rolamentos de porcentagens, como muitos outros jogos modernos e também usava de muita aleatoriedade na criação dos personagens, para definir os 5 atributos, força, coordenação, observação, estatura e sorte. Facilitava mas tirava qualquer controle sobre o que você gostaria de jogar. Bem no estilo “late 70s” de criar RPGs!

As Edições



Boot Hill teve ao longo da história 3 edições, algo surpreendente para um jogo que nunca conseguiu ser popular. Aliás uma característica do BH é que ele hoje é provavelmente muito mais popular do que foi na época de seu lançamento. Pra se ter uma ideia, o livreto da primeira edição é considerado muito mais raro que a primeira edição do banbanban D&D. Seja pela curiosidade, seja pela quantidade de livretos que “conseguiram” chegar incólumes aos dias de hoje!

A primeira edição foi como dito, foi lançada em 1975, contava com apenas 34 páginas e tinha uma das capas mais feias de toda a história do RPG. Ao que me consta nunca recebeu 1 suplemento sequer!

A segunda edição foi a que recebeu o maior número de suplementos e o mais popular entre todos de todas as edições, a aventura-solo Mad-Mesa. O lançamento do básico foi em 1979 e aparentemente foi uma tentativa de transformar o jogo em algo vendável. Da primeira pra segunda o jogo foi totalmente reescrito e só reaproveitaram o nome!

Os Outros suplementos da segunda edição foram os seguintes:



* Referee’s Screen (A famosa divisória do mestre)
* Mad Mesa (BH1)
* Lost Conquistador Mine (BH2)
* Ballots and Bullets (BH3)
* Burned Bush Wells (BH4)
* Range War! (BH5)

A terceira e última edição, veio 11 anos depois, em 1990 e assim como a segunda, é totalmente incompatível com com suas anteriores. Mais uma tentativa de reescrever o jogo que aparentemente foi melhor na segunda que na terceira. Ao menos a arte da capa pode ser considerado um avanço.

Localizar fontes confiáveis de download do Boot Hill não é função para qualquer um. Foram dias de pesquisa, torrents e semelhantes e nada, ou melhor muito pouco, foi localizado. Para saciar o interesse dos meus queridos leitores, lhes apresento, direto de 1975, da parte mais profunda do túnel do tempo, o “famoso” Boot Hill primeira edição! [3.2MB]

"Conteúdo retirado do site PopDice"

Leave a Reply